O que fazemos?

O CEBRAP é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1969, por um grupo de pesquisadores de diferentes áreas, em maioria afastados das universidades pela ditadura militar. Desde sua fundação, tem sido um espaço de produção de conhecimento crítico e independente no Brasil.

O foco do CEBRAP é a análise da realidade brasileira. Seu estilo de trabalho  enfatiza a comparação e combina a especialização e a interdisciplinaridade, em diálogo constante entre as diferentes perspectivas teóricas e metodológicas das áreas de origem de seus pesquisadores: sociologia, política, demografia, urbanismo, direito, filosofia, história, antropologia, economia e geografia.

Centro de pesquisa globalizado, o Cebrap mantem parcerias com institutos, universidades, agências de fomento e associações civis de diversos países, como EUA, Inglaterra, Alemanha, França, Índia, China, México, África do Sul.

Ativo há 47 anos, destaca-se no cenário nacional com pesquisas, publicações e seminários marcados pela multidisciplinaridade, pelo rigor e pelo impacto no debate público.